Assembleia Municipal de Lisboa
logotipo
Página do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
A política editorial desta página é da inteira responsabilidade do Grupo Municipal do Partido Popular (CDS/PP)
*
Ordenamento do estacionamento nas ruas circundantes ao Hospital do SAMS, nos Olivais
21-06-2016

Debatida e votada: 21 de julho de 2016
Aprovada por unanimidade

O Hospital SAMS, do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, situa-se na Rua Cidade Gabela, entre a Av. de Berlim e a Rua Cidade de Nova Lisboa, Freguesia dos Olivais.

O parque de estacionamento privado da unidade hospitalar fica aquém das necessidades de estacionamento, o que leva à utilização de uma faixa de rodagem da Rua Cidade de Nova Lisboa para esse efeito.

A utilização de uma faixa de rodagem para estacionamento indevido deixa somente uma faixa para a circulação automóvel com dois sentidos.

Esta situação não é recente, nem única na freguesia dos Olivais, no entanto coloca em risco a segurança da circulação dos veículos, quer pelo estacionamento indevido, quer pelo traçado da via (Rua Cidade de Nova de Lisboa) que é inclinado e com uma ligeira curva que retira a visibilidade aos condutores, a par do perigo eminente para os peões que, de forma correcta, atravessam a via nas passadeiras.

O estacionamento selvagem também ocorre na Rua Cidade de Gabela, em frente ao hospital, dificultando o acesso aos condutores que querem ir para a Av. de Berlim, no sentido da Gare do Oriente/Av. Infante D. Henrique.

Um terreno baldio, perto do hospital, também é usado como estacionamento com o apoio de arrumadores.

Nesse sentido, o Grupo Municipal do CDS-PP propõe à Assembleia Municipal de Lisboa que recomende à Câmara Municipal de Lisboa que:

  • Ordene o estacionamento nas artérias circundantes ao Hospital do SAMS;
  • Avalie, após audição da Administração da unidade hospitalar e da Junta de Freguesia dos Olivais, uma solução de estacionamento e de medidas de acalmia de tráfego, em particular junto às passadeiras e intersecções de vias;
  • Crie uma zona de tomada e largada de passageiros, com um mínimo de 5 lugares, junto ao Hospital;
  • Melhore as condições de circulação na área envolvente ao referido equipamento;
  • Reforce a fiscalização e reveja a sinalização vertical existente e de suporte às medidas a implementar.

Lisboa, 17 de Junho de 2016
O Grupo Municipal do CDS-PP

Diogo Moura