Posse das Comissões Permanentes

As oito Comissões Permanentes da AML tomam posse no dia 14 de dezembro às 18.00.

Assembleia Municipal de Lisboa
Europa chega a acordo para distribuir mais 120 mil refugiados
22-09-2015 Paulo Zacarias Gomes e Mariana Adam , Económico

Os ministros europeus da Administração Interna terão chegado a acordo ao início desta tarde (3ª feira, 22 de Setembro) para a distribuição do novo conjunto de 120 mil refugiados pelos países da União Europeia, avançam fontes diplomáticas à Reuters.

Nem todos os 120 mil refugiados serão recolocados de imediato, refere o Financial Times, que adianta que numa primeira fase serão acrescentados 66 mil aos 40 mil aprovados em Julho. Os restantes 54 mil não serão recolocados até ao próximo ano.

Os novos valores de distribuição por Estados-membros ainda não são conhecidos. No total, juntado aos 40 mil decididos em Julho, o número de refugiados colocados na UE aumentará para 160 mil.

Reunidos em Bruxelas pelo segundo dia consecutivo, esperava-se para hoje uma decisão sobre esta realocação, com a Comissão Europeia a manter a proposta de quotas obrigatórias, deixando no entanto de fora a Hungria, país que tem recebido grande parte dos deslocados.
"A decisão do Conselho de realocar 120 mil pessoas foi adoptada hoje por larga maioria dos Estados-membros", anunciou hoje através do Twitter, o governo do Luxemburgo que preside à reunião. Quatro países de Leste votaram contra proposta de distribuição.