Assembleia Municipal de Lisboa
cumprimento da delegação aos deputados municipais
cumprimento da delegação aos deputados municipais
*
70ª reunião AML - 26 de Maio 2015
AML acolhe delegação da AM de Gwanak, Seul
26-05-2015 AML

Uma delegação da Assembleia Municipal de Gwanak, um dos distritos em que a área metropolitana de Seul está dividida, desclocou-se no dia 26 de Maio a Lisboa para uma visita à Assembleia Municipal da capital, assistindo ao início dos trabalhos plenários, e trocando impressões sobre os mesmos com Helena Roseta, presidente deste orgão municipal.

"Na nossa troca de impressões", comentou Helena Roseta, "confirmámos que o modelo de funcionamento da AM de Gwanak é muito semelhante ao nosso".
Gwanak, distrito com cerca de 34km2 e 520.000 habitantes, practicamente o mesmo número de cidadãos do que Lisboa (540.000 habitantes)impressiona pela densidade populacional (lisboa tem 100km2).

Com o início da descentralização e autonomia local da Korea, a Assembleia Municipal de Gwanak tem vindo a estudar vários sistemas de democracia local, procurando um consenso dentro das diversas opiniões nas municipalidades Europeias. A visita à Assembleia Municipal de Lisboa, considerada um modelo de sucesso como orgão de poder local, tratou-se assim de uma visita de estudo, encabeçada por SungSim Lee, presidente da AM de Gwanak, com vista a observar o funcionamento da nossa AM, e a sua forma de integrar a opinião dos cidadãos de Lisboa nas suas deliberações.